O que vem a sua cabeça ao ouvir falar em saúde mental?

por Instituto Cactus

08 de fevereiro de 2023

1 min de leitura

voltar

É comum as pessoas associarem saúde mental com doença mental. No entanto, a doença mental é uma condição de saúde diagnosticável e tratável, que pode ter grau leve ou grave. Já a saúde mental implica muito mais que a ausência de uma doença mental; ela está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções, como se relaciona consigo, com o outro e com o mundo.

Essa confusão ocorre porque – até por uma questão cultural, sempre abordamos os temas relacionados à saúde pelo prisma do diagnóstico e tratamento de doenças, seguindo um paradigma de cura e não do ponto de vista da prevenção e promoção da saúde em si, ou seja, podemos e devemos olhar e cuidar da saúde mental antes mesmo de manifestarmos qualquer tipo de sintoma.

Nós, do Instituto Cactus, desde a nossa fundação, temos trabalhado em várias frentes para ampliar o debate sobre a saúde mental de forma integral, transversal a todas as esferas de nossas vidas e como forma de criarmos uma cultura realmente de saúde a partir da prevenção de doenças e da promoção de saúde mental como alavanca de desenvolvimento social e econômico.

Além disso, buscamos por meio de nossas comunicações trazer informações confiáveis e baseadas em evidências científicas, com uma linguagem fácil e de forma didática para que o maior número de pessoas possível possa compreender e se tornar um multiplicador dessa informação.

Por isso, convidamos você a conhecer os conteúdos em nossa biblioteca e a visitar o nosso instagram e o nosso LinkedIn. Junte-se a nós em prol da saúde mental.

voltar
Voltar para
o topo

Fique por dentro das nossas novidades! Inscreva-se* em nosso boletim informativo: