Cuidar da gente também é cuidar da mente

por Instituto Cactus

06 de dezembro de 2020

1 min de leitura

voltar

Como você tem trabalhado a sua mente? Quais são as necessidades do seu corpo agora?

Cuidamos do nosso corpo diariamente quando nos alimentamos, fazemos exercício físico ou quando ingerimos medicamentos. Quando não, adoecemos. Nosso corpo físico sofre e nossa mente também, o físico e a psique estão intimamente relacionados. Funcionamos como um tripé, sendo o ambiente o terceiro elemento da base. A manutenção do equilíbrio e a qualidade deste conjunto proporciona harmonia corpórea e viabiliza a nossa saúde, tanto física quanto mental.

Somos seres interativos, nosso organismo responde a diversas variações; quaisquer alterações socioeconômicas, biológicas e ambientais refletem no nosso corpo e interferem em nossos pensamentos e sentimentos. Muitos são os fatores que influenciam nossa saúde mental, como estresse, medos, ajustes na estrutura familiar ou profissional, violação de direitos, enfermidades, violências, adaptações no estilo de vida.

Imagem de Gordon Johnson

Saúde completa e plena envolve também os cuidados dos sentimentos e das emoções. Como balanceamos as ideias, identificamos sensações e supervisionamos pensamentos são fundamentais para melhor reagir às situações adversas e é isso o que determina a qualificação positiva da nossa saúde mental. Promover, prevenir e recuperar a saúde da mente é tão importante quanto cuidar de um coração saudável e forte, de um machucado na pele ou de uma gripe.

Há ainda muitas barreiras, preconceitos e confrontos a serem vencidos. Falar sobre o tema saúde mental e tratar dele é desafiador, mas necessário.

Vamos enfrentar juntos este desafio?

voltar
Voltar para
o topo

Fique por dentro das nossas novidades! Inscreva-se* em nosso boletim informativo: