Você sabe o que são os fatores de risco e de proteção em saúde mental?

por Instituto Cactus

20 de janeiro de 2022

4 min de leitura

Intersetorialidade Mapeamentos Prevenção e promoção
voltar

Nossa saúde é atravessada por uma série de determinantes sociais que podem aumentar ou diminuir o risco de adoecimentos. Conheça alguns:

Reforçamos bastante até aqui que saúde mental não diz respeito apenas a uma dimensão individual, dependente de fatores biológicos e psíquicos, é também resultado da complexa interação entre aspectos individuais e as condições de vida das pessoas.

É importante partir dessa premissa para abordar saúde mental para avançar no entendimento de que ela atravessa outras agendas sociais. O direito à alimentação saudável e adequada, à moradia, saneamento básico, trabalho, educação, transporte, lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais são fatores determinantes para a efetivação do direito de acesso aos cuidados em saúde mental. Neste terceiro conteúdo da série especial Saúde Mental é Todo Dia! vamos abordar estes “atravessamentos”.

Mesmo afetando pessoas de todas as idade, o risco de vivenciar algum tipo de adoecimento mental ao longo da vida é aumentado, por exemplo, pela pobreza, desemprego, abusos e negligências, doenças físicas, negação de direitos e eventos da vida como a morte de um ente querido ou um rompimento de relacionamentos, o que chamamos de fatores de risco em saúde mental. Caracterizam-se, resumidamente, por eventos e características negativas que atuam como potencializadores de condições de saúde ao longo da vida, podendo provocar prevalências e até o agravamento de adoecimento.

Por outro lado, o risco pode ser diminuído por condições como, por exemplo, o acesso à moradia digna e a alimentação adequada, oportunidades de aprendizagem e trabalho, sensação de segurança e proteção da integridade nos espaços frequentados, autoestima e autonomia, bons relacionamentos sociais e afetos positivos, em todas as esferas, o que chamamos de fatores de proteção em saúde mental. São características individuais e contextuais que fortalecem e podem aumentar a resistência a fatores de risco.

Ambos podem ser individuais, relacionados à família, fatores sociais, econômicos e de ambiente e, em geral, é o efeito cumulativo destes fatores é o que faz a diferença para saúde mental. Ou seja, uma pessoa que acumula vários fatores de risco, está mais vulnerável aos adoecimentos mentais e uma pessoa que acumula mais fatores protetivos, tem menos chances de vivenciar algum tipo de sofrimento psíquico e, caso venha a passar, pode ser em um quadro menos agravado, por exemplo.

De forma geral, podemos pensar nos fatores de risco e de proteção em quatro grandes categorias para autoavaliar os atravessamentos em nossa saúde mental: 1) saúde/corpo; 2) segurança/proteção; 3) acesso a recursos; e 4) relacionamento. Preparamos algumas perguntas orientadoras para te ajudar nesse processo:

  • Saúde/corpo: meu corpo e saúde me permitem fazer o que desejo?
  • Segurança/proteção: os fatores ambientais e interpessoais afetam minha habilidade de prestar a atenção e fazer o que preciso?
  • Recursos: disponho dos recursos e bens para minhas necessidades básicas?
  • Relacionamentos: tenho redes de suporte e de apoio para quando preciso de ajuda?

Fatores de risco e de proteção em saúde mental na adolescência

Quando olhamos para a adolescência, a fase marcada por transformações psicossociais em que acontece a construção da identidade e existem inúmeras mudanças psicossociais, constatamos que diminuir os fatores de risco e fortalecer os fatores de proteção são ações de prevenção de doenças e promoção da saúde mental.

Segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conduzida pelo professor Dr. Christian Kieling, os principais fatores de risco na adolescência estão relacionados a relacionamentos (bullying, afetos negativos), violência com parceiro íntimo; peso e atividade física, abuso de substâncias psicoativas e situação de educação e emprego precarizadas.

Em nosso levantamento Caminhos em Saúde Mental, preparamos um quadro comparativo de orientações para investigar como estão os fatores de risco e proteção entre adolescentes. O conceito de resiliência foi aplicado como a capacidade de superar adversidades significativas e de se adaptar positivamente à mudança, considerando fatores de risco e proteção. Confira:

Essas orientações evidenciam a necessidade de falar sobre ações de prevenção em saúde mental: elas podem aumentar os fatores de proteção e diminuir os de risco, especialmente na adolescência, um período que provoca impactos ao longo de toda a vida.

Mas, se sabemos que a saúde é influenciada e influencia várias outras áreas e esferas da vida, é necessário que essas ações sejam articuladas de forma intersetorial, o que significa envolver um amplo conjunto de instituições, como o sistema de saúde, o sistema de educação, assistência social, o sistema de justiça, governos municipais, estaduais e federal, organizações da sociedade civil, setor privado e academia.

>> Quer saber mais sobre fatores de risco e de proteção em saúde mental? Baixe o levantamento Caminhos em Saúde Mental na íntegra

voltar
Voltar para
o topo

Fique por dentro das nossas novidades! Inscreva-se* em nosso boletim informativo: