Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
RAP da Saúde: uma batida pela saúde mental dos adolescentes
voltarO Instituto Cactus dedica-se incansavelmente à promoção da saúde mental de adolescentes. E para celebrar e ampliar iniciativas públicas inovadoras que transformam a vida dos jovens brasileiros nos tornamos parceiros do Prêmio Espírito Público (PEP) para a co-criação de uma categoria inédita com o objetivo de identificar e dar visibilidade para iniciativas voltadas à valorização da saúde mental de adolescentes.
Leia também: A importância da escola para a saúde mental do adolescente
Uma dessas iniciativas é o projeto RAP da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio). Vencedor do Prêmio Espírito Público 2024 na categoria Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes, o RAP da Saúde capacita adolescentes e jovens em temas como saúde mental, gênero, diversidade, direitos humanos e cidadania, para atuarem como promotores de saúde nas unidades de atenção primária à saúde da capital fluminense.
Conheça o RAP da Saúde: adolescentes e jovens como promotores de saúde
Idealizado em 2007 e gerido pela SMS-Rio desde 2015, o projeto é um exemplo de fortalecimento do SUS. Nas unidades de saúde, os jovens promovem rodas de conversa, oficinas, cine-debates e muito mais. Essas atividades estimulam a discussão de assuntos de interesse deles, junto a temas que fazem parte do calendário da saúde, como: direitos sexuais e reprodutivos, alimentação saudável, racismo e diversidade, mudanças climáticas, prevenção das violências, etc. Assim, facilitam o acesso de outros jovens aos serviços de saúde enquanto promovem diálogo entre os profissionais e a comunidade.
Os participantes selecionados por meio de um processo seletivo realizam o Curso de Formação dos Adolescentes e Jovens para assumir as funções de multiplicadores e dinamizadores, recebendo uma bolsa de auxílio financeiro. Além de capacitá-los para atuar no projeto, essa formação também ajuda na inserção no mercado de trabalho e no acesso à educação.
Os resultados do RAP da Saúde são impressionantes. A iniciativa já formou mais de 700 participantes e realizou mais de 13 mil ações educativas. Hoje, são 178 jovens atuando em 33 unidades de saúde do Rio de Janeiro. Para amplificar o impacto, o projeto também visa compartilhar sua metodologia, que pode ser adaptada e multiplicada em diferentes contextos e lugares.
PEP: reconhecendo pessoas que transformam o serviço público brasileiro
O Prêmio Espírito Público visa reconhecer e valorizar profissionais públicos que, como os responsáveis pelo RAP da Saúde, dedicam suas vidas a construir um futuro melhor para o nosso país por meio do serviço público. Ao premiar projetos inovadores e eficazes, o Prêmio contribui para o fortalecimento da gestão pública e para a promoção de políticas que impactam positivamente a vida das pessoas.
O Instituto Cactus celebra as conquistas dos premiados da 6ª edição do concurso e reafirma nosso compromisso em continuar apoiando iniciativas que transformem a prevenção de doenças e a promoção da saúde mental de adolescentes e mulheres.
Se você gostou deste assunto, leia mais no nosso blog ou acompanhe pelas redes sociais.