A importância da escola para a saúde mental do adolescente

por Instituto Cactus

27 de fevereiro de 2023

1 min de leitura

Advocacy e incidência Políticas públicas Saúde mental do adolescente
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Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, com foco em crianças e adolescentes em idade escolar, revelou que mesmo 10 anos antes da pandemia, 40% dos jovens norte-americanos já apresentavam sintomas de sofrimento mental e tendência ao suicídio.

Esse cenário foi agravado pela Covid-19, quando, de acordo com o CDC, 29% dos alunos do ensino médio nos EUA tiveram pais ou cuidadores que perderam o emprego, 55% foram abusados ​​emocionalmente por pais ou cuidadores e 11% foram abusados ​​fisicamente. Isso sem contar os estudantes que ficaram órfãos, em decorrência da pandemia e que foram obrigados a mudarem de casa e de escola.

A escola, na visão dos especialistas da Associação Americana de Psicologia (APA), é o local ideal e fundamental para não só alcançar, mas também, para acolher e apoiar essas crianças e adolescentes em seu bem-estar e saúde mental.

Por isso, usando práticas baseadas em evidências de saúde mental da infância e adolescência, eles estão desenvolvendo programas de treinamento e capacitação de professores, funcionários e comunidade escolar nas escolas públicas, para que as salas de aula se tornem ambientes seguros e de cuidado em saúde mental aos alunos. Entretanto, para que esse trabalho aconteça, é preciso um olhar estrutural e sistêmico para as políticas públicas de saúde e educação, assim como as que, nós, do Instituto Cactus, temos apoiado aqui no Brasil.

No Congresso Nacional, pudemos contribuir – entre outras ações, para a construção do Projeto de Lei 3.383/2021, que institui uma Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares e com o Projeto de Lei 1.773/2022, que cria uma Política Nacional de Combate ao Suicídio de Crianças e Adolescentes.

Além disso, estamos acompanhando com atenção os desdobramentos do relatório final de trabalho do GT Jovens, que inclui a recomendação pela aprovação do projeto de lei 3383/2021, que contou com o suporte técnico do Instituto Cactus na fase de elaboração, e que segue com seu trabalho de incidência política para facilitar a sua aprovação e posterior implementação.

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