Jornada de desenvolvimento para jovens

Período do projeto: Julho/2023 - Dezembro/2023

Parceiros: Tamo Junto / Base Colaborativa

voltar

Os adolescentes constituem um dos públicos prioritários do Instituto Cactus. Dados do levantamento Caminhos em Saúde Mental, publicação do Instituto Cactus e Instituto Veredas, apontam que 50% das condições de saúde mental se iniciam até os 14 anos. Quando expandimos a faixa etária de análise para 24 anos, estima-se que esse número possa chegar a 75%, tornando-os, assim,  um público chave para ações de prevenção de doenças e promoção de saúde mental. 

Buscando não somente  reduzir o sofrimento psicológico dos jovens e ajudar no desenvolvimento de seu bem-estar, mas também possibilitar uma geração futura de adultos mais próxima de alcançar todo seu potencial de desenvolvimento, em dimensões, inclusive, que ultrapassam a saúde, apoiamos o Tamo Junto. O objetivo deste projeto é promover a saúde mental através  do fortalecimento da segurança psicológica de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para que eles se sintam confortáveis e seguros para serem eles mesmos e consigam se comunicar de maneira eficiente. O projeto, que faz parte do portfólio da Base Colaborativa, oferece uma jornada de desenvolvimento para jovens baseada em conteúdos e dinâmicas de Teoria U, Comunicação Não Violenta e Psicologia Positiva.

A parceria entre o Instituto Cactus e o Tamo Junto se desenvolve em duas frentes. Na primeira, financiamos a realização de 10 turmas, nos municípios de São Paulo e Curitiba, que alcançam mais de 150 jovens, no segundo semestre de 2023. Já a segunda frente tem o objetivo de auxiliar na maturação institucional do projeto, por meio da contratação de uma consultoria que desenvolverá ferramentas práticas voltadas para mapeamento de processos; avaliação e monitoramento de resultados; e a sustentabilidade e escalabilidade do projeto.  

Trata-se de uma parceria que visa alcançar a institucionalização de uma intervenção de promoção de saúde mental destinada a jovens e adolescentes, por meio da jornada de desenvolvimento.

Resultados esperados:

  • 10 turmas e mais de 150 jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica alcançados pela jornada de desenvolvimento do Tamo Junto.
  • Diversas evidências indicam que ações de prevenção de doenças e promoção de saúde mental têm efeitos positivos nas mais diversas esferas da vida de crianças e adolescentes.
  • Apoio em formato de consultoria para o Tamo Junto, para fortalecimento institucional e sustentabilidade e alcance do projeto.

Potenciais aprendizados

  • Identificação e sistematização de boas práticas para intervenções de saúde mental voltadas para o público de jovens em contextos de vulnerabilidade social.
Voltar para
o topo

Fique por dentro das nossas novidades! Inscreva-se* em nosso boletim informativo: