Trilha formativa de saúde mental para profissionais públicos

Capacitação de recursos humanos Fomento estratégico Profissionais públicos

Data de início do projeto: Novembro/2022

Parceiro: Vetor Brasil

voltar

O Instituto Cactus e o Vetor Brasil desenvolveram uma trilha formativa de saúde mental dentro da Jornada de Desenvolvimento de Profissionais Públicos, voltada  para os profissionais do setor público que ocupam cargo de média gerência das mais diversas pastas e níveis federativos. 

Com duração de 5 meses, a Jornada visa apoiar o desenvolvimento de profissionais públicos, como meio de fortalecer suas atuações nos governos e formar times com habilidade para agir diante dos diferentes desafios públicos latentes em nossa sociedade, por meio de trilhas formativas que impulsionam competências fundamentais para a atuação no setor público. Através da parceria com o Instituto Cactus, a Jornada também incorpora o tema de saúde mental.

Parceiro na idealização do projeto e na construção dos conteúdos e formação da Trilha de Saúde Mental, o Instituto Cactus procurou contribuir com ferramentas que permitam aos gestores públicos ampliarem e aprofundarem o olhar sobre a transversalidade e intersetorialidade que permeiam a saúde mental.

A partir da construção de conteúdos assíncronos e síncronos, online e presenciais na temática de saúde mental, a trilha de saúde mental foi pensada para trazer conteúdos de saúde mental no campo individual, nas relações e nas políticas públicas. Assim, busca contribuir com ferramentas que proporcionem um olhar atento sobre a importância da saúde mental do campo individual ao coletivo. Abaixo, os dois eixos principais: 

  • Saúde Mental para si e para os times: incluindo temas como o autoconhecimento, autocuidado, gestão de si, inteligência emocional, relações interpessoais saudáveis,  saúde mental para os times.
  • Saúde Mental nas Políticas Públicas: incluindo as principais definições e estruturas existentes, intersetorialidade da saúde mental, assistência e promoção em saúde mental e discute o papel das lideranças públicas na pauta de saúde mental.

Resultados:

  • Mais de 18 horas de materiais assíncronos construídos voltados para formação de profissionais públicos na temática de saúde mental.
  • Mais de 10 horas de conteúdos síncronos construídos para a trilha de saúde mental.
  • A edição de 2023 do programa contou com 40 participantes, com maioria de mulheres (57,5%), e com igualdade racial (50% brancos, 22,5% pretos e 22,5% pardos). Os profissionais atuam, em sua maioria, no poder executivo, 95% dos participantes, e 5% é vinculado ao poder judiciário. 
Voltar para
o topo

Fique por dentro das nossas novidades! Inscreva-se* em nosso boletim informativo: