Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
Prêmio Espírito Público
Período do Projeto: Agosto/2023 - Julho/2024
Parceiros: Vamos (parceria entre Republica.org, Humanize e Fundação Lemann)
O Prêmio Espírito Público (PEP) é uma premiação da sociedade civil voltada para a valorização e o reconhecimento de trajetórias de iniciativas e profissionais públicos que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade. Para além do prêmio, o projeto também impulsiona as trajetórias e iniciativas de impacto nos governos, através de reconhecimento público, premiação monetária, conexão em rede e experiência imersiva, gerando maior reconhecimento dos profissionais do setor público.
O PEP conta com 6 edições já realizadas e em 2023, o Instituto Cactus se juntou à Vamos como parceiro para a co-criação de uma categoria inédita para o Prêmio, visando identificar e dar visibilidade para iniciativas voltadas à Saúde Mental de Adolescentes. Essa categoria contou com uma votação popular para sua premiação e reconheceu projetos de prevenção e promoção da saúde mental de adolescentes entre 10 e 18 anos.
Com a criação dessa categoria no PEP, o Instituto Cactus reforça o seu compromisso de fortalecer a saúde mental de adolescentes, por entender que essa fase de transição entre a infância e a vida adulta apresenta desafios e mudanças biopsicossociais que podem favorecer o desenvolvimento de transtornos de saúde mental na fase adulta.
PROJETO VENCEDOR
O projeto “RAP da Saúde” busca capacitar adolescentes e jovens em temas como saúde mental, gênero, diversidade, direitos humanos e cidadania, para atuarem como promotores de saúde nas unidades de atenção primária do Rio de Janeiro.
RESULTADOS ALCANÇADOS
- Co-criação de categoria inédita do PEP 2023/2024 voltada à saúde mental de adolescentes.
- Maior reconhecimento e projeção de iniciativas públicas voltadas para o tema.
- Maior sensibilização da sociedade e gestores públicos sobre a necessidade de se criar projetos multi-fatoriais para trabalhar a saúde mental de jovens.
- Fomentar número de projetos e iniciativas que abordem o tema da saúde mental de jovens de forma efetiva e articulada.
POTENCIAIS APRENDIZADOS PARA O ECOSSISTEMA
- Identificação e sistematização de boas práticas para intervenções de saúde mental voltadas para o público de jovens na gestão pública.
- Identificação de lacunas relacionadas à promoção da saúde mental em adolescentes, abrindo a oportunidade para o diálogo e construção de projetos.