Prêmio Espírito Público

Adolescentes Fomento estratégico Saúde mental na adolescência

Início do Projeto: Agosto/2023

Parceiros: Vamos (parceria entre Republica.org, Humanize e Fundação Lemann)

voltar

O Prêmio Espírito Público (PEP) é uma premiação da sociedade civil voltada para a valorização e o reconhecimento de trajetórias de iniciativas e profissionais públicos que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade. Para além do prêmio, o projeto também impulsiona as trajetórias e iniciativas de impacto nos governos, através de reconhecimento público, premiação monetária, conexão em rede e experiência imersiva, gerando maior reconhecimento dos profissionais do setor público. 

O  PEP conta com 5 edições já realizadas, e durante esse período já reconheceu pessoas e projetos de 22 unidades federativas do Brasil, premiou mais de 80 pessoas/projetos e recebeu mais de 5.000 inscrições de diferentes áreas do setor público. 

Em 2023, o Instituto Cactus se juntou à Vamos como parceiro para a co-criação de uma categoria inédita para o PEP, visando identificar e dar visibilidade para iniciativas voltadas à Saúde Mental de Adolescentes. Essa categoria conta com uma votação popular para sua premiação e foca em reconhecer projetos cujo objetivo seja prevenir transtornos e promover a saúde mental de adolescentes entre 10 e 19 anos, desenvolvidos nas mais variadas áreas, mas tendo a promoção da saúde mental como objetivo principal, e que consigam contemplar a complexidade e multifatorialidade associadas à saúde mental,  especialmente na população jovem. 

Com a criação dessa categoria no PEP de 2023, o Instituto Cactus reforça o seu compromisso de fortalecer a saúde mental de adolescentes, por entender que essa fase de transição entre a infância e a vida adulta apresenta desafios e mudanças biopsicossociais que podem favorecer o desenvolvimento de transtornos de saúde mental na fase adulta. Esperamos que a premiação nesta categoria possa motivar, impulsionar e incentivar a criação e manutenção de projetos com foco na prevenção e promoção da saúde mental de adolescentes como meio de construir uma sociedade com mais acesso e recursos no que tange o tema da saúde mental. 

RESULTADOS ESPERADOS

  • Co-criação de categoria inédita do PEP 2023/2024 voltada à saúde mental de adolescentes.
  • Maior reconhecimento e projeção de iniciativas públicas voltadas para o tema.
  • Maior sensibilização da sociedade e gestores públicos sobre a necessidade de se criar projetos multi-fatoriais para trabalhar a saúde mental de jovens.
  • Fomentar número de projetos e iniciativas que abordem o tema da saúde mental de jovens de forma efetiva e articulada.

POTENCIAIS APRENDIZADOS PARA O ECOSSISTEMA

  • Identificação e sistematização de boas práticas para intervenções de saúde mental voltadas para o público de jovens na gestão pública.
  • Identificação de lacunas relacionadas à promoção da saúde mental em adolescentes, abrindo a oportunidade para o diálogo e construção de projetos.
Voltar para
o topo

Fique por dentro das nossas novidades! Inscreva-se* em nosso boletim informativo: