Caminhos em Saúde Mental

Adolescentes Mapeamentos Mulheres Saúde mental

Desenvolvimento: Março a Dezembro 2020

Lançamento: Junho 2021

Parceiro: Instituto Veredas

Resultados: 1708 downloads

voltar

Idealizado pelo Instituto Cactus com o objetivo de oferecer à sociedade e ao ecossistema de saúde mental uma base robusta de evidências e dados que permitissem um olhar mais amplo e aprofundado sobre a saúde mental no Brasil, o relatório Caminhos em Saúde Mental foi produzido em parceria com o Instituto Veredas e lançado em junho de 2021.

A partir de um extenso levantamento de evidências realizado entre março e dezembro de 2020, o documento  oferece um complexo entendimento a respeito do campo da saúde mental, incluindo seu histórico e estruturas no Brasil. Para isso, consideramos os consensos produzidos por organismos internacionais e a própria experiência brasileira – que por décadas serviu de modelo para a construção de estratégias comunitárias de cuidado no mundo.

Também buscamos contemplar o conhecimento de especialistas de diversas áreas: sociologia, gestão pública, psicologia, medicina e profissionais que atuam em saúde mental. A partir dessa construção, detalhamos no documento 7 principais estratégias de atuação em relação ao tema, seus desafios e oportunidades. São elas: advocacy, empoderamento, suporte social, liderança e governança, sistema de saúde, ações de saúde mental e sistema de informação, dados científicos e pesquisas.

Este projeto marca o primeiro grande esforço institucional do Instituto Cactus como entidade agregadora e mobilizadora da sociedade civil, no intuito de pavimentar uma nova cultura de saúde mental no Brasil. Além disso, o Caminhos em Saúde Mental faz parte de um de nossos grandes compromissos: o de gerar e disseminar conhecimento de qualidade, por meio do debate aberto, informativo, empático e menos polarizado.

A versão física do relatório foi entregue para formuladores de políticas públicas, representantes de organizações internacionais, membros do terceiro setor e do setor privado, formadores de opinião, entre outros públicos.

Disponível para download em nossa Biblioteca, o relatório Caminhos em Saúde Mental tornou-se fonte de pesquisa e consulta para comunicadores, formadores de opinião, organizações diversas e pesquisadores quando a pauta é saúde mental.  

Alguns dados

Problema de saúde pública global:

das pessoas no mundo serão afetadas por transtornos mentais durante suas vidas
mas apenas 10% terão acesso a tratamento. Em 2015, a proporção da população global com depressão era de 4,4%, ou 332 milhões de pessoas;

Carga global de doenças:

maior fardo de doenças no mundo no que diz respeito aos anos vividos com incapacidade (YLD), em que as doenças mentais representam 32,4% do total de vida. Já no caso dos DALYs (anos de vida vividos com incapacidade e anos de vida perdidos), as doenças mentais representam 13% do total de anos, equivalente às doenças cardiovasculares e circulatórias;


Investimentos públicos e privados:

2%
menos de 2% dos orçamentos públicos de saúde são alocados para a saúde mental globalmente, sendo que a situação é ainda pior em países de baixa e média renda.
4%
No Brasil, o investimento social privado destinado à saúde e esporte correspondeu a apenas 4% do total de R$2,5 bilhões em 2019;

Adolescentes:

50% das condições de saúde mental começam até os 14 anos de idade, e 75% até os 24 anos e cerca de 80% dos casos não são diagnosticados ou recebem tratamento adequado.

Mulheres:

Uma em cada cinco mulheres apresenta transtornos mentais comuns e a taxa de depressão é, em média, o dobro da taxa de homens com o mesmo sofrimento, podendo ainda ser mais persistente nas mulheres.

A sobrecarga física e mental de trabalho é apontada como um dos principais fatores de risco: em mulheres com alta sobrecarga doméstica o número de mulheres com transtornos mentais comuns vai de 1 a cada 5 mulheres para 1 a cada 2 mulheres.

Voltar para
o topo

Fique por dentro das nossas novidades! Inscreva-se* em nosso boletim informativo: