Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
5 benefícios da atividade física para a saúde mental
voltarOs esportes estão dominando grande parte das conversas e muitas pessoas ficaram inspiradas para mover o corpo ou praticar uma nova modalidade. Se é o seu caso, provavelmente você vai gostar de saber que as vantagens de fazer exercícios não se limitam à saúde física ou à definição corporal: a prática de atividade física é uma grande aliada do bem-estar psicológico e emocional.
A saúde mental de cada indivíduo é influenciada por determinantes sociais de saúde (DSS) que podem aumentar ou diminuir o risco de adoecimento. Pobreza, desemprego, abusos e negligências, doenças e outros eventos da vida podem ser fatores de risco associados a transtornos de saúde mental.
Por outro lado, acesso a moradia e alimentação dignas, oportunidades de aprendizagem e trabalho, sensação de segurança e proteção de direitos, entre outros exemplos, são o que nós, do Instituto Cactus, chamamos de fatores de proteção à saúde mental. E praticar esporte ou outra atividade física é um deles! Por isso, abaixo explicaremos mais a respeito da relação entre atividade física e saúde mental, além dos principais benefícios.
Leia também: Você sabe o que são os fatores de risco e de proteção em saúde mental?
Por que a atividade física contribui para a saúde do corpo e da mente
Os efeitos positivos dos exercícios físicos para o nosso corpo são bastante conhecidos. Em geral, eles trabalham aspectos como força, equilíbrio, flexibilidade e resistência. Isso fortalece o sistema cardiovascular e a massa muscular e ajuda a prevenir uma série de doenças crônicas associadas ao sedentarismo, como hipertensão, diabetes e obesidade.
E quanto à saúde mental? É uma questão de química – e não estamos falando sobre ter ou não afinidade com determinado esporte. Durante a prática de atividade física, o corpo libera vários hormônios que contribuem direta ou indiretamente para o bem-estar. Entre eles, estão a serotonina, a dopamina e a endorfina.
Dessa forma, além da prevenção de doenças de saúde mental, movimentar o corpo também auxilia no tratamento da depressão e no controle da ansiedade.
Benefícios da atividade física para a saúde mental
A prática regular de atividades físicas representa uma série de vantagens para a saúde mental. Alguns dos principais são:
- Redução do estresse e controle da ansiedade: o exercício equilibra os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, promovendo uma sensação de relaxamento e bem-estar;
- Melhora do humor: por falar em hormônios, a atividade física também estimula a produção de endorfina (que também tem efeito de analgésico natural) e serotonina, que promovem a sensação de bem-estar e bom humor;
- Qualidade do sono: a atividade física ajuda a prolongar as fases mais profundas do sono – fundamental para a reparação muscular mas também para a regulação emocional e a função cognitiva (memória, concentração);
- Aumento da autoestima: alcançar objetivos no esporte, sejam relacionados ao desempenho ou à disciplina, ajuda a melhorar nossa confiança e nossas crenças em nós mesmos;
- Interação social: esportes em grupo trazem, ainda, a vantagem de momentos de socialização, criando um senso de comunidade, apoio e pertencimento entre os participantes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana para os adultos. Para crianças e adolescentes, uma média de 60 minutos por dia. Porém, lembre-se de ouvir os sinais do seu corpo e da sua mente: a própria OMS reforça que qualquer tempo de atividade física é melhor que nenhum, então experimente começar aos poucos e estabelecer uma rotina equilibrada e saudável.
O Instituto Cactus existe para ampliar o debate e os cuidados em prevenção de doenças e promoção de saúde mental no Brasil, especialmente entre adolescentes e mulheres. Se você gostou deste assunto, 🔍 leia mais no nosso blog ou 👍 acompanhe pelas redes sociais.